PORTFOLIO - PAULO e IVANA FIGUEIREDO

Paulo Figueiredo 
- artista plástico com especializações nas áreas de criação artística, artesanatos regionais e comerciais, reciclagem e recuperação de peças, restauração de imagens, pátinas e pinturas decorativas, desenvolvimento de projetos relacionados à criação de novas fontes de renda e professor de artes.

Currículo - formação superior em Relações Públicas. Trabalhou durante mais de vinte anos no mercado financeiro, aliando à seu trabalho o aperfeiçoamento em diversas áreas da pintura e do artesanato. Montou seu próprio curso de artes e artesanato no Rio de Janeiro e ao aposentar-se mudou a a cidade de Maricá (região dos lagos) onde desenvolveu um novo tipo de trabalho ligado a utilização dos materiais encontrados nas areias das praias da região, como forma de criar uma nova opção de geração de renda para os moradores locais. Em Maricá foi um dos fundadores da Casa do Artesão de Maricá, visando criar um órgão para o desenvolvimento e a divulgação do artesanato local. Com seus trabalhos em conchas, participou de diversas exposições e eventos municipais e estaduais. Lecionou durante dois anos em colégio local visando levar seu conhecimento às novas gerações.

Trabalhos - baseado em sua experiência anterior desenvolve, atualmente, trabalhos que utilizem materiais naturais e locais, visando um melhor aproveitamento e um custo mínimo de confecção. Por morar numa região litorânea,  dedica-se a elaboração de peças com a utilização de materiais marinhos (conchas e similares), recuperação e restauração de peças.

Alguns de seus trabalhos -

ARTES PLÁSTICAS (arte em conchas)


 
Vitral em conchas
S.Francisco de Assis
Vitral em conchas
S.Jorge


 
 












 
Medalhão em conchas e cristais quartzo
MADONA
 
Imagem em conchas
NS. do AMPARO





















Reprodução em conchas
MATRIZ NS.AMPARO (MARICÁ)
Reprodução em conchas
MAPA DO BRASIL
















Criação em conchas
NATUREZA
Criação em conchas
NORDESTE















Reprodução em conchas
PAVILHÃO NACIONAL

 Reprodução em conchas
CASA DE CULTURA (MARICÁ)















 
Criação em conchas
RAINHA DO MAR





Ivana Figueiredo
artista plástica com diversos cursos de especialização em artes e artesanato,  professora de artes e artesanato, voluntária em grupos de terceira idade, contratada pela Prefeitura de Maricá como professora de atividades artisticas para o Projeto da Melhor Idade. Desenvolve uma técnica própria onde alia o ensino das artes a terapia ocupacional.

Currículo - cursou o nivel superior em Administração de Empresas. Funcionária, durante mais de vinte anos, de uma das maiores empresas áreas nacionais, onde participou de cursos para o aprimoramento de seu trabalho artístico. Viajou grande parte do mundo captando conhecimentos "in loco" sobre os grandes mestres das artes, seus trabalhos e técnicas. Foi sócia, junto com seu marido, de uma escola de artes no Rio de Janeiro onde exercia a função de coordenadora de cursos e professora de artes. Ao aposentar-se, mudou para a cidade de Maricá (região dos lagos) e passou a dedicar-se ao ensino artístico para os integrantes da terceira idade. Foi a primeira presidente da Casa do Artesão de Maricá, condição que lhe conferiu o título de "Cidadã Maricaense" pelos serviços prestados ao Município. Hoje dedica-se a ministrar aulas em seu atelie e na sede da Associação Casa do Artesão de Maricá.

Seus Trabalhos -

ARTES PLÁSTICAS


Vista de Niterói
Praia de Ipanema











Girassóis
Praia Nordestina










Refúgio de paz
Expressão natural













Sombras e frutos

Velho saveiro
(trabalho de aluna)











Saudades do mar

Nostalgia
 


ARTESANATO



PINTURA EM MADEIRA















PINTURA EM TECIDO









CORTE E COSTURA - MATELASSE - PATCHWORK



Bolsas e carteiras
Porta celular
Lixeirinhas c/times







 






Porta lenço de papel

Luvas para cozinha

Jogos americanos












 


Nenhum comentário:

Postar um comentário